Francisco da Silva Reis, o Chico Cascateiro, artesão nascido em Portugal, veio para o Brasil no início do século. Instalou-se no sul de Minas Gerais, onde realizou significativa obra moldada em argamassa e hoje distribuída por várias cidades, entre elas Passa Quatro, Caxambu e São Lourenço. Edificou em cimento - o que era muito raro até então, uma maquete de um ecossistema, revelando-se como um arauto frente às devastações de nosso tempo. Foi um despretensioso e ingênuo precursor de um pensamento voltado para a natureza, singularmente inscrito nos troncos, cipós e galhos retorcidos que esculpiu em cimento,criando uma obra de grande valor artístico.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Restauração do Chafariz
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Educação Patrimonial

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, empenhado no trabalho interdisciplinar de introdução da temática “Educação Patrimonial” nas salas de aula, buscou parceria com o Grupo Teatral Arma-Zen com a finalidade do mesmo produzir um espetáculo teatral dentro do tema proposto. O grupo produziu um lindo texto baseado na obra de Monteiro Lobato – O Museu da Emília - que será apresentado a todos os alunos do 1º ao 5º ano, das escolas públicas e privadas, no próximo ano.
Com o objetivo de que a comunidade tome conhecimento dos trabalhos deste Conselho Municipal, em especial do que estamos propondo para as nossas crianças, foi realizada a 1ª. apresentação dessa peça teatral, no Dia Nacional da Cultura.
Com o objetivo de que a comunidade tome conhecimento dos trabalhos deste Conselho Municipal, em especial do que estamos propondo para as nossas crianças, foi realizada a 1ª. apresentação dessa peça teatral, no Dia Nacional da Cultura.
terça-feira, 19 de maio de 2009
CORPUS CHRISTI EM PASSA QUATRO - M.G.
O Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Passa Quatro, em parceria com Prefeitura Municipal de Passa Quatro, Secretaria de Cultura e Turismo e Paróquia São Sebastião já estão trabalhando para a realização do Corpus Christi no dia 11 de junho. Mais uma vez o envolvimento de todos está sendo crucial para o trabalho de confecção dos tapetes.
Este ano o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Passa Quatro está trabalhando para Registrar o Corpus Christi como Patrimônio Imaterial do Município.
A empressa Lanxess Energizing Chemistry mais uma vez participa e presentea a cidade de Passa Quatro com a doação de Pó Xadrez para a confecção das cores nos tapetes, a Granja Mantiqueira e a IPAPEIS também estão a alguns anos apoiando e patrocinando este evento. Estas participações estão sendo muito importante para a realização dos trabalhos, uma vez que todo o trabalho é feito através de parcerias e de mão de obra voluntária.
Assinar:
Comentários (Atom)