terça-feira, 22 de março de 2011

Casarão da familia Hespanha restaurada




O Conselho de Patrimônio Histórico de Passa Quatro a partir de hoje não só lembrará e divulgará os patrimônios históricos de Passa Quatro, com também as pessoas que se preocupam com a história de Passa Quatro e hoje são "Amigos de Passa Quatro", é o caso da familia Hespanha, que com uma sensibilidade impar restaurou o casarão da familia, ponto de referência no turismo de Passa Quatro.
A restauração de imóveis tombados representa a preservação da história, através do reconhecimento de um patrimônio comum a toda a sociedade.


O casarão da familia Hespanha, foi construido no primeiro quartel do século XX, aproximadadmente no ano de 1900, o construtor e o primeiro proprietário do casarão foi Dr. Arlindo Luz - engenheiro responsável pela manutenção da Rede Ferroviária - e, posteriormente, Romeu Hespanha a comprou. Romeu Hespanha, foi o construtor da Casa da Cultura e proprietário da Fábrica de ladrilhos Dora.

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural visando manter a história viva de nossa cidade, entre outros, principalmente a preservação dos imóveis construídos há dezenas de anos, que são apreciados e fazem parte da estória de Passa Quatro, vem expressar a conceituada familia passaquatrense a nossa gratidão pela qualidade e sensibilidade na realização da “restauração” da residência da família Hespanha, situada na rua Dr. Arlindo Luz, mantendo fielmente suas características externas.

Gustavo Carneiro Greca
Presidente